Leia mais: http://www.dedodeouro.net/2007/12/colocar-o-titulo-do-post-antes-do-nome-do-blog.html#ixzz1YteLcrA5

Páginas

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

terça-feira, 8 de agosto de 2006

Seminário sobre multiidade


III Seminário de Formação Permanente da Umeirac

Multiidade na educação infantil

20 de setembro de 2006
Unidade Municipal de Educação Infantil Rosalina de Araújo Costa

Programação

8h-8h30 - Acolhida
8h30-9h - Abertura

9h - A multiidade no Rosalina
Profa. Maria Inês Barreto Netto

9h30 - Palestra
Brincadeira, cultura e conhecimento
Profa. Dra. Angela Meyer Borba
Universidade Federal Fluminense

10h30 - Palestra
Educação Infantil: as crianças e o conhecimento
Profa. Dra. Patrícia Corsino
Universidade Federal do Rio de Janeiro/Pontifícia Universidade Católica

Debate

12h30-13h30 - Almoço

13h30-15h - Apresentação de pôsteres e comunicações coordenadas

15h - Palestra
Alfabetização e letramento na educação infantil
Profa. Dra. Cecília Maria Aldigueri Goulart
Universidade Federal Fluminense

Debate

17h - Encerramento

-- A inscrição para participação e/ou apresentação de trabalhos poderá ser feita pelo telefone 2720-1441 ou 3714-2094 ou enviando um e-mail para o endereço mibnetto@terra.com.br com os seguintes dados:
Nome, endereço completo, telefone, escola em que trabalha e função.
-- Caso você queira inscrever um pôster e/ou comunicação oral, indicando um dos dois, acrescente o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es) e resumo de até 20 linhas.

-- O certificado será entregue no dia do seminário.
-- Há a possibilidade dos trabalhos serem publicados na íntegra, em parceria com a FME.
-- Entregar texto completo, com até 10 páginas, no dia do seminário (uma cópia impressa e em disquete).
-- O resumo e o texto devem ser digitados em Times New Roman, tamanho 12.
-- As inscrições de trabalhos terminam no dia 31 de agosto.

domingo, 6 de agosto de 2006

Etapa 12 do recorte e linguagem


Etapa 12: Formas geométricas..............................................5 dias

Esta é uma etapa com procedimentos bastante complexos e interessantes. Ela é muito rica, com muitas possibilidades de ações cognitivas pelas crianças. As crianças gostam muito!

Nesta etapa, partindo de tiras de papel, serão construídos retângulos, quadrados, triângulos, trapézio e hexágono, que poderão ser usados individualmente, à medida que forem sendo construídos, ou guardados e usados no fim na composição de uma cena coletiva que pode ser planejada pelos alunos.



Veja a descrição dos procedimentos no Complementos do EntreTextos.

sexta-feira, 4 de agosto de 2006

Etapa 11 do recorte e linguagem


Etapa 11: Franjas em tiras de papel ......................................2 dias



Veja a descrição dos procedimentos no Complementos do EntreTextos.

Etapa 10 do recorte e linguagem


Etapa 10: Franja ao redor da folha..........................................1 dia

Aqui os alunos deverão cortar franjas em linha e sem desenho, ao redor da folha de papel usando a tesoura. Para isso, a professora deverá novamente falar do uso correto da tesoura, lembrando que para a pressão ideal, as crianças deverão usar os dedos polegar e médio para abrir e fechá-la.

Veja a descrição dos procedimentos no Complementos do EntreTextos.

quinta-feira, 3 de agosto de 2006

Etapa 9 do recorte e linguagem


Agora começam as etapas da fase 2, as etapas do recorte com a tesoura

Etapa 9: Cortar sem material......................................................1 dia

Veja a descrição dos procedimentos no Complementos do EntreTextos.

quarta-feira, 2 de agosto de 2006

III Seminário


Marcamos nosso seminário! Será no dia 20 de setembro.
Já é nosso terceiro seminário de formação permanente... e neste ano será aberto a quem desejar compartilhar conosco esse dia de reflexão e novos aprendizados. Virão três professoras de duas universidades conversar conosco.
Ah! E apresentação de trabalhos em pôster também são bem-vindos!!!
Por esses dias divulgarei os modos de realização das inscrições.

Seminário sobre multiidade e suas implicações pedagógicas

terça-feira, 1 de agosto de 2006

Gilles Brougère


Esse pesquisador francês já esteve na universidade daqui. Ele conversou conosco a respeito das brincadeiras na e da infância! Foi muito interessante! Encontrei essa entrevista com ele. Basta clicar no link.

"Nos Pokémons, há uma relação com o conhecimento muito complexa, que poderia ser interessante para um educador conhecer. (...) Um projeto educacional pode partir do interesse da criança, se apoiar na cultura infantil, para ir além."

"O interesse de estudar os Pokémons é para demonstrar que, às vezes, as crianças têm competências extraordinárias para aprender."