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segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Que tal apreciar um Van Gogh agora?

O Google passou a levar a gente para dentro dos museus... para fazer uma visitinha. Bem, visitinha, não. A gente esquece do tempo quando está num museu apreciando essas maravilhas da nossa cultura letrada.
O serviço é tão fantástico que, além de virtualmente entrarmos nas salas de exposição dos museus, podemos ver as pinceladas dos artistas. Eles têm vídeo dos bastidores da criação do projeto, que é incrível, dos museus...
A gente pode ir montando nossa própria coleção virtual...

Detalhe ampliado de O quarto, de Vincent van Gogh

Os museus, as galerias e obras estão aqui. Eles também têm um canal próprio no You Tube.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Currículo na Educação Infantil

Começarei a estudar com mais propriedade a respeito de currículo na educação infantil. Mas uma questão sempre passa pela minha cabeça quando tenho que lidar com esse tema... Ainda não vi uma proposta curricular brasileira para a EI que não estivesse fundada na organização disciplinar científica escolarizada, ou seja, que não estivesse ancorada na divisão que a escola faz das ciências... Matemática, Português, Ciências, Artes, Sociologia... (Se alguém conhecer, por favor, mande pra mim!!!!!)

Entre os documentos preliminares referentes às novas Orientações Curriculares da Educação Infantil, aquele que trata da relação entre as crianças e o conhecimento matemático, por exemplo, está nitidamente ancorado nesta concepção, em grande contradição com as próprias Diretrizes Nacionais e com todo o trabalho feito de preparação das Diretrizes.

Assim, a concepção de educação infantil fica excessivamente escolarizada, principalmente quando a gente olha para os trabalhos inspirados em Reggio Emilia, por exemplo.

Alguns avanços propostos nos trabalhos de preparação das Diretrizes Nacionais podem ser perdidos se essas Orientações Curriculares - os tais documentos preliminares - não materializarem uma outra concepção de Educação Infantil.