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terça-feira, 10 de julho de 2012

Sociedade Brasileira de Alfabetização

Vai ao Congresso de Leitura, em Campinas? Então participa da assembléia de criação da Sbalf - a Sociedade Brasileira de Alfabetização. O convite é da Cecília Goulart, em nome da Comissão Provisória de Criação da Sbalf...

Sbalf - 18 de julho, 12h e 30 min, Salão Nobre 
da Faculdade de Educação da Unicamp

sábado, 7 de julho de 2012

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Para refletir... Sobre aprender e ensinar...

Para realizarmos bem o nosso trabalho pedagógico com as crianças estudamos, muitas vezes, o que Piaget, Emília Ferreiro, Vigotski, Wallon e outros pesquisadores elaboraram. Ou seja, por meio da elaboração que os pesquisadores realizaram podemos ter acesso ao modo como a criança pensa, ao modo como a criança constrói e se apropria de conhecimentos.

Por meio da elaboração que eles criaram também podemos ter acesso aos referenciais teóricos que eles usaram para realizarem a construção de conhecimentos sobre a criança.

Uma coisa bastante interessante pra nós, da escola, é nos darmos conta de que eles nos informam sobre "como a criança aprende", mas eles não nos dizem "como ensinar". Nesse intervalo reside o espaço da Pedagogia! Aprender e ensinar são coisas diferentes, embora sejam duas faces da mesma moeda. Aprender e ensinar têm procedimentos e atitudes que se diferenciam e se complementam, dialeticamente.

Nesse processo de construir uma Pedagogia da Infância com essas elaborações teóricas que as ciências (Psicologia, Sociologia, Lingüística...) nos informam residiria a belezura e o encantamento, como diria Paulo Freire, das nossas relações com as crianças... Um espaço da criação, da autonomia, da transformação, do saber/fazer, um espaço de possibilidades, um espaço de vida em processo.

Parafraseando o poeta, conhecer é preciso!

E aí, você concorda?